Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

16/03/10

Os Acusados

* Sinopse : Pode Conter Spoilers

 

Sarah Tobias ( Jodie Foster ) , é uma mulher de classe baixa , nada na sua vida tinha sido fácil ...

Todas as noites frequentava um bar de má reputação ...Numa noite que parecia ser como todas as outras , Sarah à vontade e provocadora ,vai para as traseiras do bar e começa a dançar ao som da música , com todos os homens em volta a vibrar com a sua sensual actuação.

Sara é empurrada para cima de uma mesa de jogo e é brutalmente violada , não só por um homem , mas por vários que ali se encontravam e faziam fila à espera que chegasse a sua vez.

Enquanto que outros só assistiam e incentivavam o acto .

Sarah vê-se disposta a lutar contra o sistema legal , não apenas uma , mas duas vezes . Porque não quer só punir os violadores mas também todos os que incentivaram e encorajaram para que a violação fosse consumada .

Vai encontrar uma advogada ( Kelly McGillis ) , que prontamente aceita o caso e faz de tudo em tribunal para que o " desejo" da sua cliente seja severamente cumprido pela lei .

Por outro lado , temos os acusados em tribunal , a dizer que não houve uma violação e sim sexo consentido por parte de Sarah ... Afinal ela tinha feito por isso ! Ninguém espera dançar de maneira sensual , insinuar-se e ir para casa sem ter resposta , dizem eles !

A lei começava a pender para o lado dos acusados e tornava-se cada vez mais difícil convence-los do contrário . Até que vai aparecer uma testemunha da violação , que ao assistir , aflito ligou para a policia e que por sua vez socorreu Sarah . Essa mesma testemunha é o irmão de um dos violadores e vai testemunhar contra o seu irmão para defender Sarah .

A dor de Sarah não é negociável e os violadores e apoiantes vão ser acusados pelo crime .

 

Filme baseado em factos veridicos . Realizado por Jonathan Kaplan , Os Acusados lança um olhar poderoso e provocante sobre a natureza humana e consciência moral individual .

Foi um dos primeiros grandes filmes de Hollywood a "falar" sobre a violação de maneira tão forte e séria .

Arrasador o poder que este filme tem sobre nós , as dúvidas que nos cria sobre o limite da justiça e responsabilidade social .

Deixa-nos abalados pela frieza e crueldade das suas imagens .

Jodie Foster surpreende com a sua interpretação segura e com ela ganhou o óscar de melhor actriz no ano de 1989 .

Deixem-se " abalar" pela grandeza e  emocionante história deste filme , de certeza que não vos vai passar indiferente !

Curiosidade : Jodie Foster disse em entrevistas que filmar a cena da violação foi muito difícil para os actores envolvidos nela, e que chegou a ficar inconsciente por alguns minutos.

 

Ano : 1988

Duração : 106m

Realizador : Jonathan Kaplan

Actores Principais : Jodie Foste e Kelly McGillis

 

Segue-me no Facebook

1 comentário

Comentar post

Arquivo

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens