Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

22/07/10

Léon, O Profissional

Realizado e co-escrito pelo fantástico Luc Besson ("Nikita", "O quinto elemento") conta com uns (então) desconhecidos Jean Reno e Natalie Portman (de 13 anos) como protagonistas.
A história centra-se em Léon (Jean Reno), um assassino profissional nada sociável que acolhe Mathilda (Natalie Portman), uma menina de 12 anos que fica sem a sua família quando esta é bárbaramente assassinada por um bando de polícias corruptos liderados por Stansfield (Gary Oldman) devido a um negócio envolvendo drogas ,que correu mal.
Mathilda, após descobrir que Léon é um "hitman", convence-o a ensinar-lhe tudo sobre o seu ofício de forma a poder ter a sua vingança, e em troca oferece os seus serviços para cuidar de todas as tarefas domésticas na casa deste.

Seguem-se então vários momentos divertidos e ternurentos devido à evolução da relação entre Léon e Mathilda e em como esta consegue derreter o (normalmente) gélido coração do assassino.
Mas após uma tentativa falhada por parte da jovem para matar Stansfield e de este a prender, Léon, ao ir em seu socorro, mata um dos assassinos responsáveis pela morte da família da menina e, a partir daqui, assiste-se a uma espiral de violência sem limites quando os colegas do polícia corrupto assassinado pelo protagonista decidem perseguir Léon para, também eles, terem a sua vingança...
E quem a terá no final?

Nomeado para vários prémios (entre eles o de melhor filme do ano de 1995 nos conceituados prémios do cinema francês, os Césares) e aclamado pelo público e pela crítica, "Léon- O profissional" é não só uma excelente história de vingança, mas também uma belíssima história de amizade entre duas pessoas separadas pela idade mas juntas pelas (trágicas) circunstâncias.
Com uma adorável Natalie Portman a tentar seduzir um Jean Reno com o dobro da idade a história ganha contornos bastante engraçados...
Ganha pontos também por mostrar a realidade bairrista de Nova Iorque,sem o seu glamour habitual...

Dou um 9 em 10 pontos possíveis,pela verosímil história,pelas interpretações e pela bela cidade de Nova Iorque como pano de fundo.

 

Por : Diana Silva

 

Ano:1994

Duração: 105m

Realizador: Luc Besson

Actores: Jean Reno, Gary Oldman, Natalie Portman, Danny Aiello, Peter Appel, Willi One Blood, Don Creech, Keith A. Glascoe, Randolph Scott, Michael Badalucco, Ellen Greene, Elizabeth Regen, Carl J. Matusovich.

 

 

Segue-me no Facebook

2 comentários

Comentar post

Arquivo

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens