Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

28/03/10

The Karate Kid - Momento da Verdade

A propósito do remake deste filme que está aí a estrear vamos recordar o clássico do Daniel-san!

* Pode Conter Spoilers

Daniel LaRusso (Ralph Macchio), chega a Los Angeles, vindo da costa leste dos Estados Unidos e tem por diante a difícil tarefa de fazer novos amigos. Daniel não se consegue ambientar na sua nova morada, até conhecer a bela Ali Mills (Elisabeth Shue), que consegue logo captar a sua atenção. O que começa por ser uma amizade, torna-se em algo mais.

Numa festa de fantasia onde estão, vai aparecer o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence (William Zabka), inconformado por ter sido trocado, ele e o seu gang vão provocar Daniel e usam da violência para se vingarem. Quando Daniel, cercado pelo gang, já não tem forças para ripostar, aparece Miyagi (Pat Morita), e com a sua mestria em artes marciais,
consegue afasta-los, mas por pouco tempo...


Johnny , chefe do grupo Cobra, um grupo hostil de alunos de Karate, adoram provocar incidentes por toda a cidade, estão sempre à procura de uma desculpa para poderem mostrar que são eles que mandam, e agora Daniel vai ser o alvo a abater.
Daniel vai pedir a Miyagy que lhe passe os ensina mentos do Karaté.
Miyagi aceita , mas com a condição, de que é mesmo só para se defender e não atacar, só assim faria sentido ensinar-lhe Karaté.
Começam a ter aulas básicas, como encerar um carro , pintar uma cerca ,Daniel acha aquilo completamente desnecessário, não era o que se tinha proposto aprender, mas Miyagi é rigoroso e sabe o que faz.


Os dias passam e num novo confronto e Johnny repara que Daniel já tem outra postura, mais confiança em si próprio e propõe-lhe que se enfrentem num duelo.
Horas árduas de treino , vão compensar Daniel que vence todos os obstáculos.. Ah e também o Johnny! Ganhando também o respeito do seu mestre e o amor de Ali.

Um filme inspirador, com uma força humana inigualável , forte valor de amizade . É único no seu género, apesar de retratar as artes marciais , não é de todo violento, como já referi, dá mais importância aos valores humanos.
De salientar que Pat Morita teve indicação de Melhor Actor Secundário nos Óscares daquele ano e também uma indicação ao Globo de Ouro (na mesma categoria). Saudoso Pat Morita brindou-nos com uma interpretação maravilhosa e inesquecível.
A bonita e talentosa Elisabeth Shue, na altura do filme com 17 anos , foi lançada na ribalta e teve igualmente sucesso nos filmes que se seguiram.
Infelizmente não se pode dizer o mesmo do jovem Ralph Macchio, que passou ao lado de uma carreira de sucesso. Pois sim, na altura gostei do rapazito!
Sem complicações, falsas expectativas ou frustações, é um filme que cada vez que o assisto é como se fosse a primeira vez , tal é a esperança e segurança que nos transmite.
Dos que se seguiram, Karate Kid II e III , mais do mesmo , mas sem tanta qualidade, parece que nos quiseram impingir o sucesso alcançado pelo
primeiro...Mas sem sucesso.
Karate Kid IV - Daniel-San já não fazia parte e desta vez Miyagi (Pat Morita), tinha uma discipula rebelde. Um filme mal estruturado, insonso, chato ou seja um desperdicio monetário.
Vale o que vale e o primeiro é um clássico!

 

Ano: 1984

Duração : 122m

Realizador : John G. Avildsen

Actores : Ralph Macchio, Noriyuki "Pat" Morita, Elisabeth Sue, Martin Kove, Randee Heller, William Zabka, Ron Thomas, Rob Garrison, Chad McQueen.

 

Arquivo

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens

Em destaque no SAPO Blogs
pub